Pular para o conteúdo
Receba nossas notícias em seu e-mail:
Search
Close this search box.

Sistema da Receita apresentou falha no pagamento do 4º lote do IR

Entenda qual foi a falha no sistema da Receita Federal e como receber os valores da restituição do 4º lote do Imposto de Renda!

Alguns contribuintes que fazem parte do 4º lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2023 não receberam os valores que deveriam ter sido creditados na última sexta-feira, 31 de agosto.

Este lote representa o maior montante de restituições registrado até o momento neste ano, totalizando R$ 7,5 bilhões. Os valores foram destinados para 6,1 milhões de contribuintes.

Quer entender qual foi a falha no sistema da Receita Federal e como receber os valores da restituição do 4º lote do Imposto de Renda? Leia o nosso artigo!

Qual a falha apresentada pelo sistema da Receita?

Segundo a Receita Federal, as falhas apresentadas pelo sistema ocorreram devido ao volume significativo de restituições, acarretando na impossibilidade de processar os pagamentos até às 18h, data prevista por algumas instituições bancárias. 

Ainda de acordo com a nota, “em razão de um alto volume de restituições no 4º lote, ocorreu um atraso nos pagamentos via TED”. Porém, a Receita Federal garante que a situação foi regularizada aproximadamente às 16h do mesmo dia.

No entanto, a Receita recomenda que os contribuintes verifiquem se a restituição foi realmente creditada na conta bancária indicada. 

Se os valores não estiverem em conta, é possível que a restituição não tenha sido realizada devido a erros na informação da conta bancária fornecida pelo próprio contribuinte. Nesse caso, será preciso agendar um novo pagamento.

Como fazer o reagendamento da restituição do IR?

Para reagendar a restituição do IR, é possível fazê-lo pelos seguintes canais:

Central de Atendimento do Banco do Brasil (BB), diretamente no Portal BB;

Ligar para a Central de Relacionamento BB pelos números 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (outras localidades) e 0800-729-0088 (telefone exclusivo para deficientes auditivos);

Comparecer pessoalmente em uma agência bancária.

Gostou do artigo? Então, continue acompanhando o nosso blog, pois trazemos dicas sobre as áreas de RH, Departamento Pessoal e Contabilidade, processos relacionados ao eSocial, além de novidades e as últimas notícias do setor.

Clique aqui e conheça todos os cursos disponíveis no Nithflix por apenas R$39,90 por mês/ plano anual

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a Nith
Olá, como podemos te ajudar?
x