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SST: 3 dicas de Gestão de Saúde e Segurança no Trabalho

Cada dica a seguir sobre gestão de SST tem a sua importância para que possamos promover condições e ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis.
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Uma Gestão de SST bem implantada numa empresa evitará multas, aumentará a produtividade e reduzirá custos tributários. 

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Cada dica a seguir tem a sua importância para que possamos promover condições e ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis. Confira:

 1 – Gestão dos Afastamentos 

A gestão dos afastamentos permitirá que a empresa saiba o porquê dos afastamentos e não somente o número de afastados do trabalho. 

Por qual motivo o funcionário está afastado, por qual incidência, qual é o fator de risco que implicou aquele afastamento, se foi por motivo ocupacional ou não. Sabendo, claro, saber fazer uma relação com estas informações. 

Imagine a seguinte situação: dez empregados afastados no mesmo setor e pelo mesmo motivo. É algo curioso né? Nesse caso a empresa deveria analisar o setor para verificar o que está ocasionando esses afastamentos e buscar uma solução.

Sabe aquele ditado “onde há fumaça, há fogo”, muitas empresas veem a fumaça, mas só depois que pegar fogo irão verificar o que ocasionou aquilo. 

2 – Gestão do FAP 

O Fator Acidentário de Prevenção – FAP é um multiplicador, atualmente calculado por estabelecimento, que varia de 0,5000 a 2,0000, a ser aplicado sobre as alíquotas de 1%, 2% ou 3% do RAT (Riscos Ambientais do Trabalho).  

O FAP varia anualmente e é calculado sempre sobre os dois últimos anos de todo o histórico de acidentalidade e de registros acidentários da Previdência Social. 

Pela metodologia do FAP, as empresas que registrarem maior número de acidentes ou doenças ocupacionais, pagam mais.

Por outro lado, o FAP aumenta a bonificação das empresas que registram acidentalidade menor. No caso de nenhum evento de acidente de trabalho, a empresa é bonificada com a redução de 50% da alíquota. 

Assim, uma boa gestão do FAP, com ações para redução de afastamentos e acidente de trabalho, fará com que a empresa pague menos e tenha uma economia anual significativa. 

3 – Gerenciamento Epidemiológico dos Afastamentos  

O médico do trabalho deve fazer a análise dos atestados, estipular uma relação do porquê aquele empregado está sendo afastado (ou não), se o motivo do afastamento é ocupacional, e as possíveis implicações desse afastamento para a empresa. 

Com essa análise a empresa poderá verificar se há alguma situação de risco na empresa que tenha causado os afastamentos e buscar medidas para corrigi-la. 

A empresa precisa estar atenta também à questão de vacinação, campanhas de alimentação e bem-estar, para que os empregados estejam bem de saúde, assim há uma redução dos afastamentos e um aumento da produtividade na empresa. 

Ação 

Para aplicar essas dicas de Gestão de SST é preciso reunir a equipe e ter um efetivo controle de todas as informações de Segurança e Saúde no Trabalho. 

Devem fazer parte dessa equipe: o Técnico em Segurança do Trabalho, o Engenheiro de Segurança ou o Médico do Trabalho, o Contador, o responsável pelo Recursos Humanos e Departamento Pessoal, o Advogado (se a empresa possuir, para análise de passivos trabalhistas), os Profissionais de TI (ou representante da empresa de software que é utilizado) e a Gerência. 

Nessa reunião deverá ser analisada toda a situação atual da empresa e o que precisa ser implantado para o cumprimento correto da Legislação de SST, elaborando um plano de ação. 

Estando em dia com a legislação, a empresa conseguirá também cumprir corretamente todos os eventos de SST do eSocial.

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Outro artigo de interesse: https://nith.com.br/sst-esocial-cfc-solicita-prorrogacao-entrega-modulos-sst/

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