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Feriado no sábado: polêmica do pagamento de horas extras

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Com a chegada do feriado de 7 de setembro, que acontece no próximo sábado, muitos trabalhadores e profissionais que atuam no Departamento Pessoal ficam em dúvida sobre como fica a jornada de trabalho em relação ao feriado que cai no sábado.

A questão de pagar ou não horas extras quando o feriado cai em um sábado é bastante controversa. 

Inclusive, há uma discussão nas redes sociais sobre a obrigação da empresa em pagar horas extras para funcionários que trabalham de segunda a sexta e compensam o sábado. 

Algumas pessoas defendem que o pagamento deve ser feito, enquanto advogados especializados em direito trabalhista argumentam contra essa prática.

Continue lendo o nosso artigo e entenda um pouco dessa polêmica!

O que diz a legislação trabalhista sobre o trabalho em feriados?

De acordo com a legislação trabalhista, o trabalho em feriados civis e religiosos é proibido, a menos que haja uma necessidade técnica específica. Isso se aplica também para aqueles que trabalham 44 horas semanais e, normalmente, não trabalham aos sábados. 

Mesmo que o feriado caia em um sábado, como é o caso do próximo 7 de setembro, isso não altera a quantidade de horas semanais de trabalho nem dá direito a uma jornada reduzida. 

Caso seja preciso trabalhar durante o feriado, existem duas formas de compensação para o empregado:

  1. Receber o valor habitual pelo dia trabalhado e, adicionalmente, ter direito a um dia de folga em outro momento da semana.
  2. Se a folga não for oferecida, o empregado deverá ser remunerado em dobro pelo trabalho realizado no feriado.

O que acontece para quem trabalha aos sábados?

Para os funcionários que trabalham aos sábados, o dia 7 de setembro pode ser um dia de descanso ou de trabalho, conforme as exigências da empresa.

A verdade é que o é um assunto polêmico e ainda não há um consenso fechado. A interpretação pode variar dependendo de diferentes pontos de vista e situações específicas. 

O ideal é que a empresa descreva todas essas questões no contrato de trabalho para evitar problemas relacionados aos pagamentos de horas extras. 

Gostou do artigo?

Então, continue acompanhando o nosso blog, trazemos muitas informações, que te ajudam a tirar todas as suas dúvidas sobre as áreas de RH, Departamento Pessoal e Contabilidade, processos relacionados ao eSocial, além de novidades e as últimas notícias do setor.

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