Como interpretar e aplicar as Normas Regulamentadoras

ESTÁ SEM TEMPO? BAIXE AQUI O ARTIGO PARA LER DEPOIS

Sabemos que nem sempre é fácil interpretar de maneira adequada e, consequentemente, aplicar as normas regulamentadoras de segurança e saúde no trabalho.  Nesse sentido, nesse artigo, você aprenderá como como entender cada uma delas para utilizá-las da melhor forma dentro da empresa que você atua.

Inclusive, esse assunto foi tema de uma live apresentada pelo professor, Gustavo Rodrigues, no canal da Nith Treinamentos no Youtube. Se preferir, clique no vídeo abaixo e assista na íntegra.

Entendendo as NRs para aplicá-las

Antes de tudo, é importante que você saiba que a Portaria 787 de 27 de novembro de 2018 regulamenta as regras de aplicação, interpretação e estruturação das normas regulamentadoras.

Nessa portaria, está prevista que a NR começa a vigorar em todo país dentro de 45 dias depois de oficialmente publicada, salvo se, antes de entrar em vigor, ocorrer a publicação e parte de seu texto, quando o prazo de vigência começar a correr da nova publicação em relação ao texto alterado.

As NRs são classificadas em normais gerais, especiais e setoriais. Ao todo, existem 37 normas regulamentadoras, sendo duas revogadas.

Normas gerais

São aquelas que regulamentam aspectos decorrentes da relação jurídica prevista na Lei sem estarem condicionadas a outros requisitos, como atividades, instalações, equipamentos ou setores e atividades econômicas especificas.

Normas especiais

São aquelas que regulamentam a execução do trabalho, considerando as atividades, instalações ou equipamentos empregados, sem estarem condicionadas a setores ou atividades econômicas específicas.

Normas setoriais

Essas normas que regulamentam a execução do trabalho em setores ou atividades econômicas específicas. Além das três classificações específicas, os anexos das NRs podem ser classificados em 3 tipos:

  • Anexo tipo 1: complementa diretamente a parte geral da NR;
  • Anexo tipo 2: dispões sobre situação específica;
  • Anexo tipo 3: não interfere na NR, apenas exemplifica ou define seus termos.

Classificação das NRs

  • Normas regulamentadoras gerais: NR-01, NR-02, NR-03, NR-04, NR-05, NR-07, NR-09, NR-17 e NR-28. Todas as empresas devem observar essas NRs.
  • Normas regulamentadoras especiais: NR-06, NR-08, NR-10, NR-11, NR-12, NR-13, NR-14, NR-15, NR-16, NR-19, NR-20, NR-21, NR-23, NR-24, NR-25, NR-26, NR-30, NR-33, NR-35. Empresas que fazem uso de equipamentos de proteção individual e que tratam de atividades com periculosidade e insalubridade.
  • Normas regulamentadoras setoriais: NR-18, NR-22, NR-29, NR-30, NR-31, NR-32, NR-34, NR-36 NR-37. Essas normas se aplicam muito em áreas, como de construção civil e serviços de instalação elétricas, por exemplo.

Dúvidas e lacunas

Caso você tenha dúvidas sobre a interpretação das NRs, aplicam-se as seguintes regras:

A NR setorial pode ser complementada por NR especial ou geral quando aquela não contemple todas as situações sobre determinado tema. NR especial pode ser complementada por NR geral.

Em caso de conflito aparente entre dispositivos de Anexo da NR e da parte geral desta, sua solução dar-se-á pela aplicação das regras seguintes:

Parte geral de NR se sobrepões ano anexo tipo 1;

Anexo tipo 2, considerando o seu campo de aplicação sobrepõe-se à parte geral da NR.

Em caso de conflito aparente entre dispositivo de NR, sua solução dar-se-á pela aplicação das regras seguintes:

  • NR setorial se sobrepõe à NR especial ou geral
  • NR especial se sobrepõe à geral.

Sempre que precisar, consulte a portaria que mencionamos acima, pois você conseguirá entender e aplicar as normas regulamentadoras de forma muito tranquila.

Gostou dessas informações?

Então, continue nos acompanhando por aqui. Estamos sempre trazendo artigos sobre os mais diversos assuntos ligados à área trabalhista, contábil e de Recursos Humanos.

Aproveite e conheça o site da Nith Treinamentos e todos os cursos online que ela oferece para quem quer aprender com quem entende e tornar-se um profissional de destaque no setor em que atua.

Fique atento também às nossas redes sociais, pois sempre trazemos novidades sobre o que está acontecendo neste período de calamidade pública no nosso país.

Conquiste seu sucesso no Departamento Pessoal mesmo que ainda não tenha experiência!

Lançamos recentemente o Curso Online DP e eSocial DO ZERO! Feito especialmente para quem está iniciando no DP e ainda não tem a experiência para cumprir com as rotinas.

E claro que terá uma OFERTA ESPECIAL para você fazer parte da turma e dar um passo gigante na carreira!

Só terá acesso à oferta quem fizer parte do Grupo no WhatsApp que chamamos de Grupo VIP.

Esse desconto será revelado único e exclusivamente neste dia, quinta-feira, 14/05. Isso significa que, se você realmente está interessada nessa oportunidade, precisa agir rápido!

Clique aqui e faça parte do grupo!

Notícias recentes

Para que constem na RAIS 2023, Informações do eSocial devem ser atualizadas até hoje (3)

Informações podem ser atualizadas a qualquer momento no eSocial, mas para constarem na RAIS devem…

Novo Imposto será aplicado sobre produtos e serviços que impactam negativamente a saúde e o meio ambiente

Imposto Seletivo: conheça os detalhes e o que está previsto na reforma tributária até agora

Saiba se você tem direito a folga no Dia do Trabalho

Tire suas dúvidas sobre folga e remuneração

Empreendedor demora mais de 400 horas para abrir empresa no Brasil

Índice revela que Brasil está no top 3 dos que conseguem dar maior agilidade  ao…

Comissão discute o fim do saque-aniversário do FGTS

Proposta pretende encerrar a modalidade do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço

Cadastro no DET também é obrigatório aos Microempreendedores Individuais.

Novo sistema também já é obrigatório ao terceiro grupo.