A Previdência Social disponibiliza através do seu site (link: https://agencia.previdencia.gov.br/e-aps/servico/168). Na mesma página há instruções para acerto.
Também é possível obter o extarto através das agências e caixas eletrônicos do Banco do Brasil e da CEF (para correntistas) o extrato das empresas onde o empregado já trabalhou e foi corretamente informado na GFIP.
Esse extato é importantíssimo para acertar as contribuições antes da aposentadoria.
O extrato não diz se a empresa pagou ou não as contribuições, mas por enquanto o que vale é ter sido corretamente informado na GFIP.
Se houver divergência entre as informações e o controle do trabalhador basta agendar uma visita em um posto da Previdência (pelo telefone 135 ou direto pela internet, no site www.previdencia.gov.br) para acerto.
Eu já usei e deu certo. Sempre vou lá verificar as informações.
Veja abaixo o extrato disponibilizado:
Repasse esta informação para os empregados da sua empresa!
Bom domingo!
Zê



