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Reabertura de agências do INSS: atendimento por agendamento

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A reabertura das agências do INSS teve início na última segunda-feira. Mas em todo país, muitas delas permanecem fechadas e outras oferecem atendimento apenas por meio de agendamento antecipado.

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Por isso, antes de se dirigir ao Instituto da sua cidade, é necessário fazer a marcação de horário por meio do telefone 135 e pelo aplicativo Meu INSS.

Serviços disponíveis ao segurado do INSS

De acordo com o INSS, estarão disponíveis para atendimento presenciais apenas os serviços de perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional. As pessoas que não fizeram o agendamento não serão atendidas pelas unidades. O objetivo é evitar aglomerações dentro e fora das agências.

Mesmo após a reabertura, o tempo de funcionamento das agências também terá alterações. O atendimento ao público ocorrerá apenas pelo período de seis horas. Lembrando que o atendimento presencial será restrito exclusivamente aos segurados e beneficiários.

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Os serviços que não estarão disponíveis de forma presencial neste primeiro momento, continuam pelos canais remotos, o Meu INSS e telefone 135. Caso precise de ajuda, saiba que o INSS disponibiliza em seu site um guia para aqueles que têm dúvidas de como acessar o Meu INSS.

Prova de vida permanece suspensa

Vale ressaltar que permanece suspensa, até 30 de setembro, a exigência de recadastramento anual de aposentados e pensionistas, denominada prova de vida. A partir de 1º de outubro, os segurados deverão buscar a agência onde recebem o benefício para atender à exigência.

Avaliação interna para reabertura

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Segundo instruções do INSS, antes da reabertura, cada agencia deve avaliar o perfil do quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos, a organização do espaço físico, além das medidas de limpeza e os equipamentos de proteção individual e coletiva.

Dessa forma, as unidades que não possuírem as condições necessárias para atender ao segurado de forma segura continuarão em regime de plantão reduzido e será disponibilizado um painel eletrônico com informações sobre o funcionamento das agências, os serviços oferecidos e o horário de funcionamento.

Artigo esclarecedor, não é mesmo?

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