Quer receber a restituição do Imposto de Renda 2023 o quanto antes? Então, saiba que você precisa correr para entregar a declaração até o próximo dia 10 de maio.
Segundo a Receita Federal, o primeiro lote de restituição do IR somente será liberado para as declarações recebidas até esta data e, claro, desde que sejam habilitadas pelo órgão.
Entenda mais no nosso artigo. Continue lendo!
Quando será pago o primeiro lote de restituição do IR 2023?
A Receita Federal informou que o pagamento do primeiro lote de restituição do Imposto de Renda ocorrerá no dia 31 de maio, que é justamente a data limite para a entrega da declaração de 2023.
Como ocorre normalmente, as primeiras restituições serão destinadas apenas para os contribuintes classificados como prioridade.
Dessa forma, os primeiros contribuintes que deverão receber os valores da restituição na seguinte ordem:
Idosos com 80 anos ou mais;
Idosos com 60 anos ou mais;
Pessoas com deficiência e portadores de doença grave;
Contribuinte que tenham como fonte principal de renda seja o magistério;
Contribuintes fizeram a declaração pré-preenchida e aqueles que optar pela restituição do Pix;
Demais contribuintes.
Vale lembrar que a lista de prioridade, neste ano, teve a inclusão dos contribuintes que optaram pela declaração pré-preenchida e pelo Pix para a restituição.
Segundo a Receita Federal, após a restituição do primeiro lote, haverá mais quatro grupos, que devem receber os valores entre junho e setembro.
Volume de declaração entregues
A Receita Federal já contabiliza mais de 10 milhões de declarações do Imposto de Renda 2023, segundo um levantamento divulgado no último dia 3 de abril.
No ranking de entregas das declarações, o estado de São Paulo está na primeira posição, com 3,07 milhões.
O segundo lugar fica com o estado de Minas Gerais, com 881 mil declarações. O Rio de Janeiro alcançou a terceira colocação, com 863 mil declarações entregues.
Ainda segundo dados da Receita, 22% das declarações foram entregues com o formato pré-preenchido.
Além disso, 80,30% dos contribuintes que entregaram o documento terão direito à restituição, sendo que 10,57% deverão pagar imposto e 9,13% não pagarão imposto.
Gostou do artigo?
Aproveite e venha pro Nithflix!
Leia também:
Nota Fiscal eletrônica para MEI: obrigatoriedade é adiada para setembro