Pular para o conteúdo
Receba nossas notícias em seu e-mail:
Search
Close this search box.

Receita Federal revoga 124 instruções normativas

Leia o nosso artigo e entenda tudo sobre essa anulação das instruções normativas pela Receita Federal!
instruções normativas

Na última sexta-feira, 1º de março, a Receita Federal anulou 124 Instruções Normativas (INs) que perderam sua eficácia.

A IN 2176/2024 comunicou as revogações, alinhando-se aos princípios de revisão e consolidação dos atos normativos de menor hierarquia emitidos por órgãos e entidades governamentais. 

Isso demanda a explícita revogação das normas que já não possuem efeitos ativos. Continue lendo o nosso artigo e entenda tudo sobre essa anulação das instruções normativas. 

Qual o objetivo da anulação das instruções normativas?

Essa iniciativa integra o Projeto Consolida, visando simplificar os regulamentos da instituição e facilitar a consulta das normas emitidas pela Receita Federal.

Desde janeiro de 2020, a Receita Federal já eliminou metade das instruções normativas, portarias e outros atos vigentes, sendo 80% por meio de consolidação e 20% devido à perda de objeto.

Para conferir na íntegra as medidas revogadas, clique aqui.

O que é o Projeto Consolida?

O Projeto Consolida é uma iniciativa da Receita Federal, que visa reduzir substancialmente o acervo regulatório da Instituição, promovendo maior simplificação às consultas normativas editadas pela RFB.

O que são instruções normativas?

Instruções Normativas (INs) são atos administrativos normativos emitidos por autoridades competentes, com o objetivo de orientar a aplicação de normas legais ou regulamentos. 

Elas são comumente utilizadas por órgãos da administração pública para detalhar procedimentos, normas e diretrizes que devem ser seguidos na execução de atividades específicas.

As INs têm como finalidade regulamentar de maneira mais detalhada e técnica questões que não foram suficientemente abordadas na legislação principal. 

Elas proporcionam uma interpretação mais específica e prática das leis, permitindo uma implementação mais eficiente e uniforme das normas.

No contexto da Receita Federal, as Instruções Normativas podem abranger uma variedade de temas, desde procedimentos tributários até questões relacionadas à fiscalização e arrecadação. 

Elas são editadas pela autoridade competente dentro do órgão para fornecer diretrizes claras sobre como as normas devem ser aplicadas e cumpridas pelos contribuintes e pelos próprios servidores públicos.

Gostou do artigo?

Então, continue acompanhando o nosso blog, trazemos muitas informações, que te ajudam a tirar todas as suas dúvidas sobre as áreas de RH, Departamento Pessoal e Contabilidade, processos relacionados ao eSocial, além de novidades e as últimas notícias do setor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a Nith
Olá, como podemos te ajudar?
x