Pular para o conteúdo
Receba nossas notícias em seu e-mail:

Giro Nith #100 – DIRF 2022: informações do ano-base 2021 devem ser transmitidas até 25 de fevereiro

Os cidadãos já podem acessar o Perguntas e Respostas DIRF 2022 para tirar duvidas sobre a entrega da Declaração.
DIRF 2022
1. DIRF 2022: informações do ano-base 2021 devem ser transmitidas até 25 de fevereiro

A Receita Federal já disponibilizou os programas para 2022 da Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF).

Inscreva-se agora GRATUITAMENTE no Workshop Dominando o eSocial e transforme conhecimento em oportunidades

A DIRF deve ser apresentada até o último dia útil de fevereiro de cada ano. Em 2022, o prazo se encerrará na sexta-feira, dia 25 de fevereiro.

DIRF 2022

O Programa Gerador de Declaração da Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (PGD DIRF) 2022 já está disponível para ser baixado no site da Receita Federal. Para baixá-lo, clique aqui.

Os cidadãos podem acessar também o Perguntas e Respostas DIRF 2022 para tirar dúvidas sobre a entrega da Declaração.

A Receita Federal destaca que o leiaute do PGD DIRF 2022 não traz nenhuma alteração que demande ajuste em sistemas internos dos declarantes.

Ressalta ainda que a alteração do registro referente a rendimentos pagos a entidades imunes (Registro RIMUN) não afeta o arquivo da declaração, que será importado sem problemas pelo PGD DIRF 2022 ainda que nele conste o identificador de registro do leiaute de 2021 (RIMUM).

Para mais informações, e situações especiais, consultar a Instrução Normativa RFB nº 1990/2020.

2. Brasil gerou 2,7 milhões de empregos em 2021 e encerrou ano com saldo positivo

Com os dados do mês de dezembro do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), o ano de 2021 encerra com saldo positivo e histórico de 2.730.597 milhões de novas vagas de emprego. 

Inscreva-se agora GRATUITAMENTE no Workshop Dominando o eSocial e transforme conhecimento em oportunidades

O número foi divulgado nesta segunda-feira (31) pelo Ministério do Trabalho e Previdência, que em seu levantamento analisou uma queda no total de vínculos celetistas ativos em dezembro, demonstrando uma queda de 0,64% em comparação a novembro, mas mesmo assim o saldo é positivo.

Segundo o ministro, Onyx Lorenzoni, o resultado era esperado já que acontece uma alta nas contratações temporárias para as festas de final de ano, que costumam ser desligadas no próprio mês.

“O saldo negativo faz parte fundamentalmente dos trabalhadores temporários. Mas esse saldo aplicado sobre o acumulado do ano nos dão saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada no Brasil”, explicou em nota.

Regiões

No acumulado do ano de 2021, todas as unidades da federação registraram saldos positivos, as campeãs foram São Paulo (814.035), Minas Gerais (305.182) e Rio de Janeiro (178.098).

Já em dezembro de 2021, os destaques foram para Alagoas (615 postos gerados) e Paraíba (61).

Outro artigo de interesse: https://nith.com.br/portal/simples-nacional-prazo-optar-pelo-regime-termina-nesta-segunda-feira/

Quer continuar tendo acesso a conteúdos práticos e atualizados, notícias, e lives exclusivas? Então continue acompanhando Nith, empresa referência na área trabalhista, contábil, fiscal, previdenciária e em eSocial, nos principais canais de comunicação: Youtube, Instagram e Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.