1. IR 2021: Receita abre nesta terça consultas ao 4º lote de restituição do Imposto de Renda
A Receita Federal informou que abrirá na nesta terça-feira, dia 24 de agosto, a partir das 10h, as consultas ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda 2021, relativo ao ano-base 2020.
Também serão contempladas restituições residuais de anos anteriores.
Os recursos serão depositados em 31 de agosto.
As consultas podem ser feitas:
- na página da Receita na internet;
- no aplicativo da Receita para tablets e smartphones.
O lote do IR também contemplará contribuintes com prioridade legal:
- idosos acima de 80 anos;
- contribuintes entre 60 e 79 anos;
- contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
De acordo com a Receita Federal, foram contemplados, ainda, 3.710.930 contribuintes não prioritários que entregaram declarações de exercícios anteriores até o dia 16 de agosto de 2021.
Malha fina
O contribuinte poderá saber, através da consulta às páginas da Receita, se há ou não pendências que impeçam o pagamento da restituição.
Para saber se está na malha fina, os contribuintes também podem acessar o “extrato” do Imposto de Renda no site da Receita Federal, no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).
Para acessar o extrato do IR é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal, ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.
2. Auxílio Emergencial 2021: Caixa paga 5ª parcela a beneficiários do Bolsa Família
A Caixa Econômica Federal paga nesta segunda-feira a quinta parcela do Auxílio Emergencial aos beneficiários do Bolsa Família com número do NIS encerrado em 4.
Os pagamentos são feitos da mesma forma que o benefício original, com depósito em conta.
Os recursos podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem e na rede lotérica de todo o país.
3. Acordos do BEm encerram no próximo dia 25
Os acordos de redução de jornada e salário ou de suspensão de contratos de trabalho sustentados através do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm), serão encerrados na próxima quarta-feira, dia 25.
Não há mais possibilidade de fazer a adesão ao programa que, nesta edição, teve uma duração de 120 dias, iniciados em 28 de abril.
Neste período, 632,9 mil empregadores aderiram aos acordos e mais de 2,5 milhões de trabalhadores puderam permanecer em seus empregos.
Atentando-se para o início do programa em 2020, cerca de 10 milhões de trabalhadores foram beneficiados pelos acordos que tiveram a adesão de quase 1,5 milhão de empresas.
A Secretaria de Previdência e Trabalho, porém, informou que não está prevista para este ano a prorrogação do BEm.
Vale, porém, ressaltar que o texto substitutivo da MP, do deputado Christino Aureo (PP-RJ), permite que o BEm seja reeditado em situações de emergência de saúde pública ou de estado de calamidade.
Outro artigo de interesse: https://nith.com.br/cadastro-compartilhado-receita-federal/
Quer continuar tendo acesso a conteúdos práticos e atualizados, notícias, e lives exclusivas?Então continue acompanhando Nith, empresa referência na área trabalhista, contábil, fiscal, previdenciária e em eSocial, nos principais canais de comunicação: Youtube, Instagram e Facebook