Fenacon mostra preocupação com envio de GFIP

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Em resposta a essa preocupação, ele foi informado que o sistema estará em constante avaliação e monitoramento, permitindo ajustes de datas e prazos, se necessário.

O presidente da Fenacon, Valdir Pietrobon, esteve reunido na manhã de ontem (16) com consultores e técnicos da Caixa Econômica Federal para discutir a forma de envio da GFIP via novo sistema Conectividade Social, que alimenta os sistemas do FGTS e do INSS, com a utilização de Certificação Digital.

Atualmente o envio desse documento é realizado por meio de certificado específico da CEF, mas a partir de 01 de janeiro de 2012 deverá ser feito via Certificado Digital, padrão ICP Brasil utilizando os modelos A1 ou A3.

Com relação a esse prazo, Pietrobon mostrou grande preocupação uma vez que o considera muito curto para emitir um universo significativo de Certificados para as empresas.

Em resposta a essa preocupação, ele foi informado que o sistema estará em constante avaliação e monitoramento, permitindo ajustes de datas e prazos, se necessário.

Site da Caixa Econômica Federal

Outro assunto abordado durante a reunião foi a dificuldade de acesso ao site da CEF e também nas transações on line em que não é possível concluir a operação junto ao FGTS quando conectado. Os consultores e técnicos da Caixa Econômica Federal presentes informaram estar cientes do problema operacional e se comprometeram solucionar o entrave o mais rápido possível.

Fonte: Fenacon (17/03/2011)
 
————-
 
Nota: a CEF fez palestras em SC informando que o certificado a ser usado será somente no padrão A3 (cartão inteligente ou token) e a exigência poderia ser já a partir de julho/2011. O jeito é aguardar as informações oficiais, que ainda não sairam…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *