Como saber se uma empresa está habilitada para prestar determinado seriço?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Tenho ministrado treinamento de RETENÇÕES PREVIDENCIÁRIAS PELOS ÓRGÃOS PÚBLICOS em algumas cidades  (ver em “agenda de cursos” – https://www.zenaidecarvalho.com.br/) e tenho observado um problema que considero sério.

Para verificar se a empresa pode prestar determinado serviço, os servidores públicos têm solicitado o contrato social e a inscrição no cnpj, onde consta as atividades.

Entretanto, além de verificar esses documentos, deve ser verificado também, e principalmente, o ALVARÁ DE ESTABELECIMENTO, para saber se a empresa realmente está autorizada pelo municipio a exercer tal atividade.

Ao preparar e registrar o contrato social, o empresário pode colocar todas as atividades que desejar. Ao inscrever-se no CNPJ ele também pode inserir tais atividades (as vezes até inscreve menos atividades, por questões de responsabilidade técnica, etc).

Mas é no Alvará de Estabelecimento que consta realmente as atividades permitidas e autorizadas a funcionar naquele estabelecimento. Antes do Alvará, a Prefeitura exigirá que a empresa cumpra exigências sanitárias (para receber o Alvará Sanitário) e também de segurança (para ter o Alvará do Corpo de Bombeiros). E como muitas não cumprem, não receberão essa autorização.

Muitos empresários não registram todas as atividades porque geralmente as prefeituras cobram o alvará por atividade, o que leva o empresário a registrar apenas algumas delas. Então pode haver atividade que conste no Contrato Social, no CNPJ mas não consta no alvará.

Neste caso, a empresa não poderá exercer aquela atividade e, por conseguinte, não pode se habilitar para participar de licitações.

Nas próximas compras ou licitações, solicite o Alvará da empresa… é mais seguro!

Abraços,
Zenaide.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *